Legião Literária
- Joseane Marcondes
- 26 de set.
- 3 min de leitura
“Quem um dia irá dizer
Que não existe razão
Nas coisas feitas pelo coração?
E quem irá dizer
Que não existe razão?” (Eduardo e Mônica - Legião Urbana)
Um dia, nada muito surpreendente, surge uma ideia!
Um casal com gosto iguais, amor por literatura e música, amor por livros profundos e a genialidade de um cantor. E assim trocaram olhares em um show. Ela o admirava pela representação tão bem feita de seu ídolo. Ele encontrou em seu olhar o brilho pela mesma paixão.
Nesse dia, cantaram juntos, ele no palco, ela no público.
Ele o Renato Russo cover, ela a fã maluca que rouba o setlist para ter um autografo.
Meses de amizade se transformou em amor.
Mas esse texto não é sobre uma história de amor e sim que essa união fez surgir a ideia de um projeto.
A Banda Tempestade surge em 2023, com os integrantes Pedro Renato no vocal (Renato Russo) uhuu, Gustavo no baixo, Toninho na Guitarra (vai Pitokooo) e o idealizador Rafael na batera.
Pedro Renato morava em Americana – SP, e com seus 20 anos de carreira como artista desconhecido e desmotivado rsrsrs, resolveu montar, outra vez, uma banda. Dessa vez, cover Legião Urbana.
E nas redes sociais se conectam – “A banda já tem todos os integrantes, bora marcar um ensaio!?”- Convida o batera empolgado. E já no primeiro ensaio a conexão entre eles é ainda mais profunda, pareciam se conhecerem a anos.

O desejo de manter vivo o legado que Renato Russo nos deixou, só foi aumentando.
E nesses desencontros e encontros da vida nos conhecemos, a conexão entre todos da banda foi imediata.
E até altas horas ele e ela trocavam ideias, falando de livros, música, mas sobretudo, sobre a paixão e admiração por Renato Russo.
Ambos conheciam a carta escrita por Renato para um fã, na carta Renato cria uma lista de indicações de livros.Obviamente que ele e ela com a idolatria pelo incrível poeta, seguiam á risca essa lista.
Após o contato constante com a banda, a união do casal fanático por Renato e Legião Urbana, surge a ideia: Complementar o que uniu o casal-Literatura e música.

Renato era um devorador de livros, na carta escrita ao fã ele diz “não gostar de sair de casa ou receber visitas, pois está sempre ocupado” e uma de suas mais fissuradas ocupações era ouvir música clássica, ópera e claro muito Rock, mas principalmente ler, ler e ler muito, amigos diziam que ele chegava a ler quatro livros por semana. E exatamente por essa bagagem literária dizia “não ser tão original assim”. Renato era um consumidor voraz da arte em suas formas mais variadas, mas a literatura era sua inesgotável fonte, inclusive a inspiração para o Russo, nome artístico, foi a influência de dois grandes filósofos Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russell e do pintor Francês Henri Rousseau.

A ideia surge, hora de colocar no papel, e entre pesquisas em livros, muitos livros, pesquisas em sites, vídeos e buscas, para chegar o mais próximo possível das verdadeiras fontes de inspirações usadas por Renato para compor suas poesias em forma de músicas, foi dando-se forma ao primeiro texto, rascunho pronto, na verdade foram muitos rascunhos rasurados e refeitos para chegar a melhor forma de fazer uma junção dos textos as músicas do show, para que assim fosse o show/ projeto Legião Literária acontecesse.

Acreditamos no projeto, na qualidade, na ideia e todo seu potencial, o corre-corre para que tudo saia na mais possível perfeição não pára, pois não se tratam só de músicas. Para nós fãs, é a manutenção de um legado atemporal, uma responsabilidade imensa levar um nome tão importante na cultura popular e a mensagem de todas as letras, suas poesias, tudo isso é muito mais que um espetáculo, muito mais que uma banda, muito mais que um artista. Não se trata só de música e sim de um patrimônio intelectual de valor incalculável. Quem é fã e conhece a fundo a obra saberá que não estamos exagerando em nada do que dissemos. Rafael (baterista) é uma pessoa com qualidades incríveis. É admirável como ele enfrenta os desafios com coragem e determinação. E fez o possível e impossível para que o projeto enfim acontecesse.

E Com apoio da Lei Aldir Blanc, do governo Federal e da prefeitura de Pedreira, o show, essa coisa meio recital, meio ritual, acontecerá nesse sábado dia 27/09/2025 e dia 28/09/2025, na Biblioteca Municipal de Pedreira.
“E os dois comemoraram juntos
E também brigram juntos muitas vezes depois
E todo mundo diz que ele completa ela e vice-versa
Que nem feijão com arroz” (Eduardo e Mônica - Legião Urbana)

Comentários